Linhas de Pesquisa

As diversas atividades desempenhadas por docentes dos diferentes departamentos acadêmicos da Unidade promovem impactos positivos diretos e indiretos na formação da escola básica e nos processos de gestão administrativa. As propostas expressas nas concepções curriculares visam a ampliar metodologias de ação inclusiva, de responsabilidade socioambiental, de redução da cultura da violência e da discriminação, da ampliação do uso das tecnologias da comunicação e da informação em diversas linguagens e do desenvolvimento das artes e da pluralidade cultural.

A escolha de Cotidiano e Currículo na Educação Básica como temática se deve a dois aspectos. Um se relaciona à demanda por cursos de pós-graduação referentes a este campo temático – demanda oriunda de docentes e gestores, tanto da rede pública quanto da rede privada, identificada em diferentes pesquisas. Outro aspecto é o acúmulo teórico-prático que o corpo docente do Instituto de Aplicação possui em diferentes áreas de conhecimento em ação conjunta, interdisciplinar.

Destacamos o cotidiano como o espaço-tempo de atuação docente. É no cotidiano que as relações de educação e ensino se dão, relações essas humanas voltadas para uma finalidade que é a de aprender-ensinar-construir conhecimentos válidos e significativos.

Assim, o PPGEB tem por premissa a assunção de que o professor tem a condição de formulador do currículo, ou seja, não cabe apenas ao gestor do sistema ou mesmo da escola a tarefa de formular e implantar o currículo. Compreendendo-se as especificidades das duas etapas mais marcadas no Ensino Fundamental, os anos iniciais (1º ao 5º) e os anos finais (6º ao 9º) e também o Ensino Médio, o curso se divide em duas linhas de pesquisa básicas: Anos Iniciais do Ensino Fundamental I – EF I e Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio – EF II – EM.

 

Projetos de Pesquisa