Corpo docente

O vínculo do docente à linha de pesquisa está relacionado ao nível em que o mesmo atua na Educação Básica no CAp-UERJ. Destaque-se, no entanto, que não há impedimento de que o docente faça orientação de pesquisas, na sua especialidade, de temas relacionados à outra linha.

COORDENADORA: Profª. Dr.ª Maria Cristina Ferreira dos Santos

VICE-COORDENADOR: Prof. Dr. Leonardo Freire Marino

Prof.ª Dr.ª Andrea da Paixão Fernandes
Linha de Pesquisa: Anos Iniciais do Ensino Fundamental I – EF I
Contato: fernandes.ap@globo.com
Currículo Lattes

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tese: ?Memórias e Representações Sociais de Jovens e Adultos: lembranças ressignificadas da escola da infância e expectativas no retorno à escola? (2012). Mestra em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2003) e Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH) da UERJ. É Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ). Professora do Departamento de Enino Fundamental e do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica do Instituto de Aplicação da UERJ (PPGEB/CAp-UERJ). Atua como Coordenadora da Disciplina Educação de Jovens e Adultos, no Curso de Licenciatura em Pedagogia, na modalidade EAD da Faculdade de Educação da UERJ. Atua na Assessoria do Gabinete do Reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro desde janeiro/2020. É Coordenadora Geral do Núcleo de Extensão, Pesquisa e Editoração (NEPE) do CAp-Uerj desde março/2020. Assessora do Centro de Educação e Humanidades da UERJ na gestão 2016-2019. Vice-coordenadora do PPGEB/CAp-UERJ de maio/2017 a maio/2018. Na gestão 2012-2015, foi Coordenadora Geral do NEPE / CAp-UERJ. Integrou o Co mitê de Ètica em Pesquisa da UERJ no período de 2013-2019. Foi membro do Conselho Universitário (CONSUN) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro no período 2012 / 2014. Possui artigos publicados em livros e revistas nacionais, além de material didático para a modalidade Educação a Distância. Coordena projetos de extensão universitária. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: sujeitos da Educação de Jovens e Adultos, formação de professores para a EJA, memórias, representações sociais, juventudes e relação com trabalho e educação. Atualmente pesquisa o tema memórias de atores escolares com ênfase nas juventudes e demais sujeitos da EJA.

Prof.ª Dr.ª Andrea da Silva Marques Ribeiro
Linha de Pesquisa: Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio – EF II – EM
Contato: andrea.marques@gmail.com
Currículo Lattes

Possui graduação em Letras Inglês e Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1990), mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). Atualmente é professora convidade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – COGEAE e professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Educação à Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: inglês instrumental, literatura, língua inglesa nos ensinos fundamental e médio e educação a distância, principalmente no design e docência em cursos online.

Prof.ª Dr.ª Bárbara Balzana Mendes Pires
Linha de Pesquisa: Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio – EF II – EM
Contato: barbarabalzana@gmail.com
Currículo Lattes

Possui graduação em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003), mestrado em Biologia (Biociências Nucleares) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006) e doutorado em Ciências (Biotecnologia Vegetal) pela UNiversidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Atualmente é professora adjunta da UERJ, no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (40h) e a Prefeitura do Município do Rio de Janeiro (16h). Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Botânica Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: micropropagação, conservação in vitro, conservação de sementes, biotecnologia vegetal, plantas ornamentais, Bromeliaceae, plantas ameaçadas.

Prof.ª Dr.ª  Christiane de Faria Pereira Arcuri
Linha de Pesquisa: Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio – EF II – EM
Contato: arcuriarte@gmail.com
Currículo Lattes

Professora Adjunta de Artes Visuais e História da Arte nos ensinos fundamental e médio do Instituto de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro CAp/UERJ (40 horas com dedicação exclusiva) desde 1997. E também do Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica – PPGEB / CAp, desde 2018. Atuante no Curso de Licenciatura em Artes Visuais e História da Arte do Instituto de Arte – IART/ UERJ nas disciplinas Estágio Supervisionado em Artes I, II e III e Prática Pedagógica em Artes I, II e III, desde 2008. Doutora em Estudos de Literatura pela Universidade Federal Fluminense – UFF (2014) com Tese sobre a Obra Visual e a Obra Literária de Nuno Ramos. Mestre em Ciência da Arte pelo Instituto de Artes da Universidade Federal Fluminense – UFF (1998) e Licenciada (Plena) em Artes Visuais e História da Arte na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995). Desenvolve Iniciação Científica (PIBIC/UERJ) com o projeto Arte e currículo percursos dialógicos com orientação de licenciandos bolsistas de Artes Visuais / IART. E também Iniciação Científica Júnior (PIBIC/CNPq) com o projeto Identidade Visual escola, juventude e consumo com orientação de alunos bolsistas da educação básica do CAp-UERJ. Coordena o Projeto de Extensão O CAp-UERJ e suas impressões visuais com orientação de aluno bolsista do Instituto de Arte / IART. Parecerista da Revista Palíndromo/Programa de Pós-Graduação de Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC. Participa como membro de equipe do Projeto de Extensão Memórias e Práticas do Ensino das Artes Visuais e da História da Arte no CAp-UERJ. Publicou o livro Nuno Ramos: narrativas visuais (Editora Multifoco). Tem artigos acerca dos temas arte, imagem e moda em livros publicados. Tem experiência em atividades científicas (organização de livros e de eventos, participação em bancas de concurso) e de extensão, além de atividades administrativas (concursos públicos, chefia e coordenação de disciplina, entre outros).

Prof.ª Dr.ª Claudia Cristina dos Santos Andrade
Linha de Pesquisa: Anos Iniciais do Ensino Fundamental I – EF I
Contato: claudiandrade1466@gmail.com
Currículo Lattes

Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2000) e doutorado em Educação na Universidade de São Paulo (2007). Atualmente, é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professor auxiliar III da Universidade Estácio de Sá. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Leitura, atuando principalmente com os seguintes temas: ensino-aprendizagem dos diferentes componentes curriculares dos anos iniciais do Ensino Fundamental; alfabetização e processos de formação do leitor; e mídia-educação.

Prof.ª Dr.ª Cláudia Hernandez Barreiros Sonco
Linha de Pesquisa: Anos Iniciais do Ensino Fundamental I – EF I
Contato: claudiahbsonco@gmail.com
Currículo Lattes

Possui graduação em Pedagogia (1990), especialização em Supervisão da Educação e Orientação Educacional (2001) e mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997). Possui doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006). Atualmente, é Professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, lotada no Departamento de Ensino Fundamental do CAp/UERJ. É membro do corpo editorial da Revista Digital Formação em Diálogo e da Revista E-Mosaicos. Tem experiência significativa nos anos inicias do ensino fundamental, assim como na formação de professores/as em nível superior. Coordena diversos projetos e cursos de extensão, como “Práticas Alfabetizadoras”, “Matemática no 1º ciclo do ensino fundamental: uma abordagem cultural” e “Educação, cultura e currículo: o cotidiano dos anos iniciais do ensino fundamental”, assim como o curso de aperfeiçoamento “Como lidar com a diferença na escola”. É líder do Grupo de Pesquisa Formação em Diálogo: narrativas de professoras, currículos e culturas (GPFORMADI), atuando mais diretamente na linha de pesquisa “Educação e Diferença”. Seus temas principais são: currículo, cotidiano escolar, didática intercultural, diferença, inclusão, alfabetização, educação matemática e bullying.

Prof.ª Dr.ª  Danielle Bastos Lopes
Linha de Pesquisa: Anos Iniciais do Ensino Fundamental I – EF I
Contato: daniellebastoslopes@hotmail.com
Currículo Lattes

Professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira e docente permanente do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica (PPGEB – UERJ). Doutora em Educação (PROPED – UERJ), Mestre em História Social (PPGHS – UERJ) e possui graduação em Pedagogia pela mesma universidade (2005 – 2008). É falante Guarani e líder do Grupo de Pesquisa Estudos Ameríndios e Fronteiras (GEAF – CNPq). Tem projetos de pesquisa aprovados pelas agências CAPES e FAPERJ, assim como parcerias com a Argentina, o México e outros países da América Latina. Sua atual pesquisa concentra-se nos processos de escolarização entre os Mbyá (Guarani) do estado do Rio de Janeiro e a aplicação da Lei 11.645/08 na educação básica. As pesquisas com influência pós-coloniais e deleuziana abrangem as grandes áreas da Educação, Antropologia e Filosofia. Tem experiência nos seguintes assuntos: cosmologia, alteridade, processos de escolarização e currículo entre os povos indígenas e subalternos refugiados viventes nos territórios brasileiro e hispano-americano.

Prof. Dr. Esequiel Rodrigues Oliveira
Linha de Pesquisa: Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio – EF II – EM
Contato: esequiel.rodri@gmail.com
Currículo Lattes

Possui graduação em Educação Artística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem visual, leitura de imagem, educação básica, educação artística, ensino de desenho e formação de professores.

Prof. Dr. Francisco Roberto Pinto Mattos
Linha de Pesquisa: Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio – EF II – EM
Contato: francisco.mattos@gmail.com
Currículo Lattes

Graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), graduação em Matemática (Licenciatura) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é professor ensino básico – Colégio Pedro II, onde atua na Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação, atuando na elaboração de Projetos e na implantação da Residencia Docente financiado pela CAPES, e do Mestrado Profissional em Educação Básica. Coordenador da formação de tutores do Proletramento em Matemática da SEB/MEC, atuando pelo LIMC – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, lotado no Instituto de Aplicação da UERJ. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Geometria, Geometria Dinâmica, Aprendizagem Colaborativa, CSCL. Atualmente coordena Programa de Formação Contnuada do MEC/SEB, GESTAR II, e é membro do grupo de matemática da Especalização à distância em Matemática para professores do Ensino Médio proposto pela CAPES. Atua no grupo de desenvolvimento de softwares educacionais no LIMC/UFRJ. Trabalha no grupo de desenvolvimento do Tabulae Colaborativo no LIMC. Participa da equipe principal de pesquisadores emergentes da FAPERJ com o Projeto “A História da Matemática no Ensino de Cálculo Infinitesimal e de seus pré-requisitos”. Participa do grupo de pesquisadores do Projeto “Lab in a Box” financiado pela FAPERJ. Docente colaborador do programa de Mestrado em Ensino de Matemática do IM/UFRJ e do PROFMAT/UERJ.

Prof.ª Dr.ª  Gabriela Felix Brião
Linha de Pesquisa: Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio – EF II – EM
Contato: gabriela.felix@gmail.com
Currículo Lattes

Possui doutorado em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP de Rio Claro com estágio sanduíche de um ano na Miami University, Oxford, OH, USA – 2015/2016. Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (2004) e mestrado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA (2005). É professora adjunto 1 da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, efetiva desde 2006. Atua como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino em Educação Básica (PPGEB/CAp-UERJ). Atua também nas Especializações em Aprendizagem em Matemática (IME-UERJ) e em Psicopedagogia (IP-UERJ). Participa da Comissão de Autorização de Pesquisa do CAp-UERJ. É membro efetiva do colegiado do PPGEB. É coordenadora de Graduação/Licenciatura e Estágio. É líder do grupo de pesquisa GEMat-UERJ. Participa também como coordenadora de linha de pesquisa do grupo GEPIC (UFRJ). Tem interesse na área de formação de professores, com ênfase em pesquisas narrativas, (auto)biográficas e insubordinadas criativas.

Prof.ª Dr.ª Jonê Carla Baião
Linha de Pesquisa: Anos Iniciais do Ensino Fundamental I – EF I
Contato: jonebaiao@gmail.com
Currículo Lattes

Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006). Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Graduada em Letras Português e Literatura – Faculdade de Humanidades Pedro II (1989) . Atualmente é Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, lotada no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ). Professora do Departamento de Ensino Fundamental e do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica (PPGEB/CAp-UERJ). Está vice coordenadora do PPGEB desde julho de 2020. Atua, também, como coordenadora, na modalidade EAD, da disciplina de Monografia 2 do Consórcio CEDERJ/ CECIERJ no curso de Pedagogia UERJ, desde 2014. Faz parte do corpo editorial da Revista e-mosaico e da Revista Digital Formação em Diálogo. É membro do Grupo de Pesquisa Formação em Diálogo: narrativas de professoras, currículos e culturas (GPFORMADI), co-coordenadora da linha de pesquisa “Educação e Diferença”. Tem interesse de estudo na área de Linguística, com ênfase em Ensino de Língua Materna, especialmente em Alfabetização, bem como nos seguintes temas: interseccionalidades raça, gênero e classe.

Prof. Dr. José Antonio Vianna
Linha de Pesquisa: Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio – EF II – EM
Contato: javianna@hotmail.com
Currículo Lattes

Possui Licenciatura em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992), Mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1997) e Doutorado em Educação Física e Cultura pela mesma instituição (2007). Tem experiência em cursos de graduação, atuando principalmente nos seguintes temas: pedagogia da educação física, esportes e lazer; socialização de jovens em situação de risco; aspectos sociológicos da educação; filosofia da educação; didática e processo ensino-aprendizagem; fundamentos socio antropológicos da saúde; didática na arte marcial; didática do ensino superior; projetos de inclusão social por meio do esporte; prática de ensino; estágio supervisionado.

Prof. Dr. Leonardo Freire Marino
Linha de Pesquisa: Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio – EF II – EM
Contato: leofmarino@gmail.com
Currículo Lattes

Possui os títulos de Doutor (2006-2010) e Mestre em Geografia (2002-2004) pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF), Especialista em Políticas Territoriais no Estado do Rio de Janeiro (2000-2001) e Licenciatura Plena em Geografia (1994-1999) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente, é Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), integrante do corpo docente do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica PPGEB-UERJ cuja Linha de Pesquisa intitula-se Juventudes, Territórios Educativos e Cidades Educadoras. Tem experiência em diversos níveis de ensino e linhas de pesquisa, merecendo destaque os estudos que envolvem temáticas ligadas as novas dinâmicas do espaço urbano, os conflitos sociais emanados da violência, a promoção de Direitos Humanos e as novas metodologias de ensino de Geografia.

Prof.ª Dr.ª Lidiane Aparecida de Almeida
Linha de Pesquisa: Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio – EF II – EM
Contato: lidialmeida0909@gmail.com
Currículo Lattes

Licenciada em Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2006), Mestre (2008) e Doutora (2012) em Ciências, Ciência e Tecnologia de Polímeros pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com Dedicação Exclusiva, com atuação na Educação Básica e no Ensino Superior. Além disso, atua como docente permanente do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica – PPGEB – CAp/UERJ e desenvolve pesquisas no ensino de Química, Ciências e Matemática, currículo, formação docente e metodologias ativas no ensino de Ciências da Natureza e de Matemática.

Prof. Dr. Lincoln Tavares Silva
Linha de Pesquisa: Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio – EF II – EM
Contato: lincolntsilva@hotmail.com
Currículo Lattes

Possui graduação (Bacharel) em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990).Também é Licenciado em Geografia pela UFRJ (1992), Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (2003) e Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (2012). Especializou-se em Políticas Territoriais do Estado no Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente, é professor assistente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, ensino da geografia, formação de professores, geografia e educação ambiental, gestão e administração escolar, relação escola-comunidade e educação a distância. Por eleição, de março de 2004 a fevereiro de 2008, dirigiu o Instituto de Aplicação da UERJ CAp-UERJ. da mesma forma, esteve a frente do Centro de Educação e Humanidades da UERJ. Foi membro dos Conselhos Superiores da Universidade. Igualmente integrou comissões que discutiram o financiamento público e a prestação de serviços na Universidade, a adoção de políticas afirmativas, a reforma universitária e a elaboração do plano de carreiras dos servidores técnico-administrativos e dos docentes. Continua atuando junto à Educação Básica e às formações docentes inicial e continuada. Também foi membro do Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro. Por eleição, voltou a dirigir, desde março de 2012, o Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ).

Prof.ª Dr.ª Mara Lúcia Reis Monteiro da Cruz
Linha de Pesquisa: Anos Iniciais do Ensino Fundamental I – EF I
Contato: mara.mcz@gmail.com
Currículo Lattes

Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira. Professora do Programa de Pós-graduação de ensino em educação básica (PPGEB). Fonoaudióloga, Mestre e doutora em Educação Especial. Autora de diversas publicações nas áreas de linguagem, ensino e aprendizagem de pessoas com necessidades educacionais especiais, mais especificamente abordando os temas Alfabetização e letramento, Tecnologias da Comunicação e da Informação, Deficiência intelectual, Transtornos do Espectro do Autismo e Distúrbios de aprendizagem.

Prof.ª Dr.ª Maria Beatriz Dias da Silva Maia Porto
Linha de Pesquisa: Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio – EF II – EM
Contato: beatrizrj@mail.com
Currículo Lattes

Possui graduação em Física, Bacharelado (1988) e Licenciatura (2000), pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Possui mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Fez pós-doutorado em Física, na área de Teoria Quântica de Campos, na modalidade de fixação de recém-doutor, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997-1999) e pós-doutorado no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1999-2001). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro com Dedicação Exclusiva. Tem experiência acadêmica na área de Física , com ênfase em Teoria Geral de Partículas e Campos, atuando, principalmente, nas seguintes linhas de pesquisa: Teoria Supersimétrica de Chern-Simon-Kalb-Ramon, Cordas Cósmicas, Teorias com Derivadas de Ordem Superior, Quantização Simplética e Supersimetria. Ingressou como professora efetiva da Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 2005, sendo lotada no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira /CAp-UERJ. A partir do ano de 2006 passou a atuar também nas áreas de História da Ciência e Ensino de Física com ênfase, principalmente, nas linhas de História da Física e Formação de Professores.

Prof.ª Dr.ª Maria Cristina Ferreira dos Santos
Linha de Pesquisa: Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio – EF II – EM
Contato: mariacristinauerj@gmail.com
Currículo Lattes

Professora Associada do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira da UERJ. Licenciada em Ciências Biológicas (UERJ), Mestre em Ciências Biológicas (UFRJ) e Doutora em Educação (UFF), leciona na Educação Básica, Graduação e Pós-graduação na UERJ. Foi coordenadora do subprojeto interdisciplinar PIBID/UERJ – Campus São Gonçalo de 2014 a 2018 e coordenadora voluntária do subprojeto Biologia Presencial do PIBID/UERJ de 2018 a 2020. Líder do Grupo de Pesquisa Ensino, Formação, Currículos e Culturas, desenvolve pesquisas com ênfase no ensino de Ciências e Biologia, materiais didáticos, estudos curriculares e culturais, formação docente, educação ambiental, saberes e práticas mobilizados por professores, estudantes e outros agentes educativos na construção de saberes na escola.

Prof.ª Dr.ª Monica Regina Ferreira Lins
Linha de Pesquisa: Anos Iniciais do Ensino Fundamental I – EF I
Contato: monicarlins@gmail.com
Currículo Lattes

Possui graduação em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000) e Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH) da UERJ (2012). Desde 2003 é professora do Colégio de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Sua produção acadêmica concentra-se nas seguintes temáticas: Ensino de História nos Anos Inicias do Ensino Fundamental; História da Educação; Direitos Sociais e História da Infância no Brasil.

Prof.ª Dr.ª Patrícia Braun
Linha de Pesquisa: Anos Iniciais do Ensino Fundamental I – EF I
Contato: braunpatricia09@gmail.com
Currículo Lattes

Graduada em Pedagogia Habilitação Educação Especial – DM pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991), especialista em Psicopedagogia, também pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995), mestre (2004) e doutora (2012) em Educação, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua como Professora Adjunta do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) como professora da educação básica, coordenadora da equipe do Atendimento Educacional Especializado e professora do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica (PPGEB). É pesquisadora convidada do Grupo de Pesquisa ?Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (ObEE), registrado no CNPq e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc/UFRRJ). Tem experiência na área de Educação, com ênfase sobre fomação de professores e os processos de escolarização, ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual e autismo.

 

Edital de Credenciamento e Recredenciamento Docente – 2018