As diversas atividades desempenhadas por docentes dos diferentes departamentos acadêmicos da Universidade promovem impactos positivos diretos e indiretos na formação da escola básica e nos processos de gestão administrativa. As propostas expressas nas concepções curriculares visam a ampliar metodologias de ação inclusiva, de responsabilidade socioambiental, de redução da cultura da violência e da discriminação, da ampliação do uso das tecnologias da comunicação e da informação em diversas linguagens e do desenvolvimento das artes e da pluralidade cultural.
A escolha de Cotidiano e Currículo na Educação Básica como temática se deve a dois aspectos. Um se relaciona à demanda por cursos de pós-graduação referentes a este campo temático – demanda oriunda de docentes e gestores, tanto da rede pública como da rede privada, identificada em diferentes pesquisas. Outro aspecto é a fundamentação e articulação teórico-prática que o corpo docente do Instituto de Aplicação possui em diferentes áreas de conhecimento em ação multi e interdisciplinar.
Destacamos o cotidiano como o espaço-tempo de atuação docente. É no cotidiano que as relações de educação e ensino se dão, relações essas humanas voltadas para uma finalidade que é a de aprender-ensinar-construir conhecimentos válidos e significativos.
Assim, o PPGEB tem por premissa a assunção de que o professor tem a condição de produção do currículo, ou seja, não cabe apenas ao gestor do sistema educacional ou da escola a tarefa de formular e implantar o currículo. Compreendendo-se as especificidades da educação básica, o curso se divide em duas linhas de pesquisa: Aprendizagem e Formação Humana na Educação Básica e Metodologias e Tecnologias do Ensino e Processos Formativos.
LINHA DE PESQUISA
1. Aprendizagem e Formação Humana na Educação Básica
O ensino na educação básica com ênfase na formação humana oportuniza reflexão e ação que promovam a aprendizagem na educação básica e a formação de professores que subsidiem práticas pedagógicas que promovam a autonomia de pensamento, o olhar crítico-social e a cidadania. A perspectiva da linha 1 é, portanto, investir no desenvolvimento de pesquisas e produtos educacionais a partir de abordagens temáticas e pedagógicas, como: gestão educacional, convivência, sustentabilidade, diferença, inclusão, gênero, racismo, bullyng, necessidades educacionais especiais, participação social e política, cultura, diversidade, linguagens, entre outros. A mudança na denominação e organização da Linha de Pesquisa 1 se justifica pela natureza multidisciplinar do Programa e pelo perfil de atuação profissional multinível dos docentes em atuação na educação básica. Foi constatado no decorrer dos anos que tal configuração demanda flexibilidades na delimitação de problemas/objetos de pesquisa com abordagem interdisciplinar que superam a divisão das linhas de pesquisa com base nos níveis da educação básica (ensino fundamental I, ensino fundamental II, ensino médio). Então, estas foram definidas com base no conjunto de abordagens de pesquisas/metodologias afins.
PROJETO ASSOCIADO
1.1 Docência em perspectivas: culturas, diferença e caminhos formativos
A heterogeneidade cultural em nossa sociedade tem impulsionado diversos processos educativos, proporcionando uma variedade de abordagens, métodos e conceitos no ambiente escolar. A docência em perspectivas culturais e formativas demanda um compromisso constante com a promoção da equidade, da justiça social e do acesso igualitário à educação. Esse projeto tem como cenário o reconhecimento das disputas por poder envolvidas nas relações de diferença e, para o seu enfrentamento na escola e na sociedade, reúne investigações que se debrucem sobre as possibilidades pedagógicas que tragam reflexões sobre o respeito à diversidade cultural, étnica, social, de gênero e de escolarização de estudantes com necessidades educativas especiais nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O desenvolvimento deste objetivo implica diferentes abordagens teórico-metodológicas, com o estabelecimento de debates sobre os currículos e os espaços de diferentes sujeitos. Envolve, também, a defesa de uma Educação Inclusiva e a elaboração de produtos educacionais que atendam aos diferentes e às diferenças, a atuação docente em diferentes instituições de ensino; a produção de recursos e serviços de Tecnologia Assistiva e Tecnologia Digital para dar condição de acessibilidade a todos. Com base nestes aspectos, são desenvolvidas pesquisas sobre: Educação de Jovens e Adultos, Educação Indígena, Educação e relações étnico-raciais, Educação no campo, Educação e questões de gênero, a Educação de pessoas com necessidades especiais e violências da/na escola nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
LINHA DE PESQUISA
2. Metodologias e Tecnologias do Ensino e Processos Formativos
A reflexão sobre a tecnologia enquanto razão pensante da técnica aqui comporta dimensões com reflexões sobre metodologias, técnicas e tecnologias do ensinar e aprender. Mais especificamente as dimensões se organizam em dois eixos: (a) o primeiro diz respeito às formas de pensar sobre um fato ou fenômeno, elaborar problemas, analisar processos, propor soluções, desenvolver metodologias e produtos, no âmbito d e processos de ensino e aprendizagem na educação básica e formação de professores, onde se inserem o ensino híbrido e o pensamento computacional; (b) o segundo eixo situa-se no domínio do universo de técnicas (processo e métodos) e tecnologias – investigações sobre objetos educacionais e ferramentas para o seu desenvolvimento, bem como o aprimoramento e a criação de tais ferramentas – no ensino de conteúdos disciplinares e temas afins, na educação básica e na formação de professores e outros agentes educativos. A denominação e organização desta Linha de Pesquisa justifica-se pela natureza multidisciplinar do Programa e pelo perfil de atuação profissional multinível dos docentes em atuação na educação básica, o público-alvo do programa. Foi constatado no decorrer dos anos que tal configuração demanda flexibilidades na delimitação de problemas/objetos de pesquisa com abordagem interdisciplinar que superam a divisão das linhas de pesquisa com base nos níveis da educação básica (ensino fundamental I, ensino fundamental II, ensino médio). Então, estas foram definidas por eixos, com base no conjunto de abordagens de pesquisas/metodologias afins.
PROJETOS ASSOCIADOS
2.1 Materiais didáticos e outros produtos educacionais para aplicação na educação básica e formação docente
Considerando a importância de produção de metodologias e produtos educacionais motivadores da formação no contexto social, ambiental e tecnológico atual, este projeto visa à pesquisa sobre ações educativas, materiais curriculares, saberes e práticas escolares para a produção de conhecimento sobre e para o processo de ensino e a aprendizagem na/para a escola e formação de educadores, com elaboração e aplicação de produtos educacionais, tais como: materiais didáticos; cursos de formação profissional; softwares e aplicativos; exposições, feiras e mostras científicas; materiais de divulgação científica; acervos de mostras e exposições artísticas, manuais, entre outros. As pesquisas desenvolvidas estão relacionados ao ensino das Ciências da Natureza, da Matemática, das Artes e da Educação Ambiental, e também a outras áreas de conhecimento dos docentes em perspectivas multi, inter e transdisciplinares. Busca-se contribuir com processos de ensino e aprendizagem inclusivos na educação básica e formação docente, considerando a formação inicial, formação continuada e em serviço de professores, com reflexões sobre processos formativos, currículos, culturas, temáticas ambientais e práticas multi e interdisciplinares nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e na formação docente.
2.2 Tecnologias Educacionais, Materiais Didáticos e Formação Docente
O objetivo deste projeto é desenvolver pesquisas sobre Metodologias de Ensino e de Aprendizagem voltadas para a Educação Básica e Formação de Professores que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, com as especificidades das áreas de conhecimento dos docentes e em perspectivas multi, inter e transdisciplinares. As reflexões sobre as Tecnologias Educacionais envolvem as formas de pensar acerca de um fato ou fenômeno, de elaborar problemas e propor soluções, e de desenvolver processos e produtos educacionais que contemplem, por exemplo, o ensino híbrido e o pensamento computacional. A inserção das tecnologias digitais nas salas de aula e a elaboração de materiais didáticos são objetos de investigação neste projeto. Estudos sobre culturas, currículos, saberes e práticas docentes na/para a Educação Básica também são desenvolvidos neste projeto, situado na interface de diferentes componentes do currículo escolar e de formação de professores para a Educação Básica. Busca-se compreender as práticas sociais e escolares concretizadas nas diferentes tecnologias educacionais e materiais didáticos, em um mundo cada vez mais conectado, no qual as fronteiras entre as áreas de conhecimento se tornam cada vez mais tênues. Nesse sentido, entende-se tais tecnologias e materiais para além da lógica instrumental, sendo compreendidos e elaborados com foco não somente no produto educacional desenvolvido, mas também no processo de criação e aplicação em uma perspectiva reflexiva, crítica e multi, inter ou transdisciplinar.